A 1.º edição da Simulação da Assembleia da República permitiu estimular o debate entre os estudantes. Fotografia: Sofia Carvalho

A primeira edição do evento “Simulação da Assembleia da República” decorreu na passada quinta-feira, dia 30 de novembro, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP).

Vários estudantes, do ensino superior, preencheram as três horas do debate político com o acompanhamento dos jurados Álvaro Almeida – ex-deputado do PSD e atual Professor de Economia da Saúde –  Daniel Freitas – Diretor para a Neutralidade Carbónica do Porto – João Rosmaninho – Diretor da Sociedade de Debates do Porto.

Num primeiro momento, o presidente da APA, Diogo Meneses, agradeceu a participação de todos os estudantes e realçou a importância desta iniciativa política a todos os jovens. De seguida, João Rosmaninho fez um breve resumo da formação que forneceu sobre Public Speaking para ajudar os alunos nas suas habilidades oratórias e postura no decorrer do debate.

Daniel Freitas, João Rosmaninho e Álvaro Almeida foram os jurados da atividade. Fotografia: Sofia Carvalho

A simulação iniciou com a divisão dos grupos de estudantes por diferentes bancadas parlamentares – CDU, BE, PS, LIVRE, PSD, PAN, IL, CHEGA – onde os participantes tiveram de assumir ideologias que poderiam não acreditar, criando conexões com os pontos de vista dos opositores.

A interação entre as diversas bancadas foi inaugurada pelo tema “Política Económica e Fiscal”, onde cada partido teve três minutos para apresentar as suas propostas e para responder às duvidas das restantes organizações.

Num ambiente vibrante e repleto de entusiasmo, as bancadas parlamentares recriaram momentos únicos do parlamento português, conseguindo cumprir tempos e discursar ideias de acordo com os princípios e valores de cada partido.

Ao terminar o primeiro tema, todos os participantes – alunos e jurados – foram convidados a um momento de coffee break organizado pela APA. Posteriormente, a discussão continuou com a “Transição Climática” a ser o foco da atividade. A diversidade de opiniões e a colaboração inspiradora de todos foram os pilares desta segunda parte que promoveu o diálogo e a compreensão mútua.

Os participantes fizeram um balanço positivo da atividade e mostraram-se motivados para mais edições. Fotografia: Sofia Carvalho

Para concluir a atividade, após um rico debate sobre a democracia e de uma demonstração de interesse e motivação para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, foram escolhidos os vencedores da primeira edição da “Simulação da Assembleia da República”.

O prémio de “Melhor Bancada” pela recebido equipa constituída por Bruno Oliveira, João Brites e Miguel Melo, o de “Orador 1.º lugar” foi entregue a José Almeida e o “Orador 2.º lugar” foi recebido por Hugo Vaz.

Comentários positivos encerraram a primeira edição com esperanças de mais réplicas de uma Simulação da Assembleia da República. João Brites, aluno da FEP, admitiu que a iniciativa foi extremamente enriquecedora e que superou as suas expectativas, “foram 3 horas e nem dei conta do tempo passar, e foi uma pena não ter sido possível abordar o tema da educação que é um tema tão necessário de ser abordado mas se houver uma próxima edição cá estarei”. Também o aluno Bruno Oliveira afirmou que o evento foi muito interessante, “uma excelente iniciativa para melhorarmos a nossa capacidade de argumentação e também para conhecermos melhor as propostas de cada partido”.

Editado por Inês Silva